Questões sobre Filosofia da Religião
A experiência do sagrado e a instituição religiosa
Segundo o trecho acima é incorreto afirmar:
A)A expressão “modelo exemplar” revela o mito como trazendo verdades profundas sobre a natureza humana e o seu modo de viver;B)As atividades relacionadas à alimentação, casamento, trabalho, distração, pensar e esporte citadas no texto são traduzidas pela linguagem do mito em uma tentativa de explicar a origem das mesmas, verdade que fica explícita na frase “quanto melhor essas atividades reproduzirem o mito”;
C)Somente o mito traduz o viver humano de forma simbólica dentro de todas as suas complexidades, tanto de ações simples do cotidiano como nas que representam ritos de passagem social;
D)A palavra “perfeição” admiti o mito como um fator de identidade cultural dentro dos grupos humanos.
E)N.d.a
2- Sobre religiões do extremo Oriente podemos dizer que o culto aos antepassados é um ponto comum á vida religiosa da China e do Japão. Trata-se de um dos elementos básicos tanto do Confucionismo como do Xintoísmo, ou xitó ( do japonês shinto, “caminho dos Deuses ) e do Taoísmo. Outra característica comum é a pluralidade religiosa. Várias religiões não só coexistem lado a lado, como também se influenciam umas às outras. Na obra abaixo vemos um elemento relativo dentro do sagrado. Marque a alternativa que demonstra o componente.
a) Culpa
b) Arrependimento
c) Pecado
d) Solidão
e) Luxúria
3- Rito é um pouco diferente de ritual, dando continuidade ao mito. No sentido mais geral, é uma sucessão de palavras e atos que, repetida, compõe uma cerimônia (religiosa ou civil). Apesar de seguir um padrão, o ritonão é mecanizado, pois pode atualizar um mito, mantendo ensinamentos ancestrais e sagrados. O esquema abaixo faz alusão ao:
a) Lógica
b) Verdade
c) Relatividade
d) Sacramento
e) Religião
3-Adão e Eva foram pais de Caim, Abel, Sete, entre outros filhos e filhas. Segundo o Gênesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos, alcançando até Lameque, pai de Noé, a oitava geração de sua descendência. É possível observar na imagem:
a) Dor
b) Solidão
c) Angústia
d) Culpa
e) Obsolescência
5- [...]"Assumiu especial importância no contexto religioso onde significa a parte espiritual, imaterial e eterna do Homem e, em determinadas religiões, de tudo o que está vivo". O fragmento refere-se:
a) Alma
b) Reencarnação
c) Carma
d) Nirvana
e) Nenhuma das alternativas
6-O Candomblé é uma religião afro-brasileira que acredita na existência
de uma pluralidade de deuses. Qual das afirmações abaixo está INCORRETA quando
se trata do Candomblé.
(A) É uma religião fundada na África trazida ao Brasil pelos negros escravizados que
lutaram por preservar suas tradições.(B) Chama-se de Candomblé ao culto de nação Iorubá cujas características principais são a adoração aos orixás,
(C) No Candomblé não existe noção de pecado, porque não existe um código de conduta geral aplicável a todos os seres humanos.
(D) No Candomblé os orixás não são divindades moralistas.
(E) Todo seguidor do candomblé leva a sério os atributos do seu orixá, seu tipo mítico.
7-"A Filosofia na Alcova" (La Philosophie dans le boudoir) apareceu pela primeira vez em 1795 como "obra póstuma do autor de Justina", em dois volumes ilustrados. Constitui o mais expressivo dos escritos do Marquês nas práticas do vício. É uma antologia da libertinagem. A obra, em forma de diálogos, trata da educação sexual de uma jovem, apresentando, além do erotismo, posições ideológicas que discutem os ideais republicanos e as submissões de uma maneira geral. O romance se passa no quarto, num cenário de coxins, divãs, almofadas e lençóis, onde a jovem Eugénie aprende as artes da libertinagem através do experiente Dolmancé e da senhora de Saint-Ange. O desejo carnal pode ser instigado por um elemento ligado ao mundo sensível, senso ele(s):
Cena da peça A filosofia na Alcova
a) Ritos
b) Objetos simbólicos
c) Dualidade entre o bem e o mal
d) Sagrado
e) Alma
GABARITO
1-C/2-C/3-E/4-D/5-A/6-D/7-E
Nenhum comentário:
Postar um comentário