Questões sobre A Verdade Filosofia
1-(Uel 2013) No livro Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, a Rainha Vermelha diz uma frase enigmática: “Pois aqui, como vê, você tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar.”
(CARROL, L. Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.186.)
Já na Grécia antiga, Zenão de Eleia enunciara uma tese também enigmática, segundo a qual o movimento é ilusório, pois “numa corrida, o corredor mais rápido jamais consegue ultrapassar o mais lento, visto o perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve manter sempre a dianteira.”
(ARISTÓTELES. Física. Z 9, 239 b 14. In: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os Pré-socráticos. 4.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994, p.284.)
Com base no problema filosófico da ilusão do movimento em Zenão de Eleia, é correto afirmar que seu argumento
a) baseia-se na observação da natureza e de suas transformações, resultando, por essa razão, numa explicação naturalista pautada pelos sentidos.
b) confunde a ordem das coisas materiais (sensível) e a ordem do ser (inteligível), pois avalia o sensível por condições que lhe são estranhas.
c) ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos.
d) mostra que o corredor mais rápido ultrapassará inevitavelmente o corredor mais lento, pois isso nos apontam as evidências dos sentidos.
e) pressupõe a noção de continuidade entre os instantes, contida no pressuposto da aceleração do movimento entre os corredores.
2-Com o conhecimento sobre o que é a verdade para a Filosofia responda:
a) O homem espera que a verdade no seu mundo sensível seja boa.
b) A cartomante é a representação do mundo científico.
c) A bola de cristal não é um elemento do mundo sensível.
d) Existe um confronto direto entre o sensível e o inlegível.
e) Todas estão corretas.
3-A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abrangiam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Marque a alternativa falsa.
a) Portadores da verdade podem ser pessoas, coisas, sentenças assertivas, proposições ou crenças.
b) Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores.
c) A verdade pode ser relativa e estar presente na subjetividade de cada um.
d) Sempre define um suposto valor imposto sore algo.
e) É uma abstração que com fatos pode se tornar real.
4-"Ora, pergunta Husserl, o que é o
fenômeno? O que é que se manifesta para a consciência?
A própria consciência". Marilena Chaui.
Autorretrato como expressão da consciência reflexiva de Husserl. Obra de Roberto Magalhães intitulada Autorretrato falado, de 1965.
A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente.
Para Husserl como se define sua pergunta? Marque a correta:
a) As respostas movem as perguntas.
b) O diálogo é a fonte do conhecimento.
c) A consciência é sua própria manifestação.
d) A verdade é a busca de valores.
e) N.d.a
5-A separação do mundo em visível e inteligível equivale, respectivamente, à vida
(A) pública e à vida privada.
(B) do bem e à vida do mal.
(C) do corpo e à vida da alma.
(D) física e à vida biológica.
(E) fácil e à vida difícil.
6-(ENEM) Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.
8-Maiêutica socrática. A maiêutica, como dito, é o método dialético criado por Sócrates durante o século IV a.C, e que visa a elucidação do verdadeiro conhecimento sobre determinado assunto, a partir da reflexão sobre as respostas obtidas de perguntas aparentemente simples e ingênuas. Sobre a perspectiva entre a maiêutica e a verdade podemos afirmar:
b)Determina de forma lúdica
c)Pressupõe como verdade
d)Predestina o "se" como reflexão da ludicidade
e)Relaciona o método dialético com a lógica
5-A separação do mundo em visível e inteligível equivale, respectivamente, à vida
(A) pública e à vida privada.
(B) do bem e à vida do mal.
(C) do corpo e à vida da alma.
(D) física e à vida biológica.
(E) fácil e à vida difícil.
6-(ENEM) Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.
RACHELS, J. Problemas da filosofia.
Lisboa: Gradva, 2009.
O sofista Trasímaco, personagem
imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação
entre justiça e ética é resultado de
a) determinações biológicas
impregnadas na natureza humana.
b) verdades objetivas com fundamento
anterior aos interesses sociais.
c) mandamentos divinos
inquestionáveis legados das tradições antigas.
d) convenções sociais resultantes de
interesses humanos contingentes.
e) sentimentos experimentados diante
de determinadas atitudes humanas.
7-(ENEM) Ora, em todas as
coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se
atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para
diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim do
destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o
homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém,
agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade
dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um
dirigente para o fim.
AQUINO. T. Do reino ou do governo dos
homens: ao rei do Chipre. Escritos políticos de Santo Tomás de Aquino.
Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado).
No trecho citado, Tomás de Aquino
justifica a monarquia como o regime de governo capaz de
a) refrear os movimentos religiosos
contestatórios.
b) promover a atuação da sociedade
civil na vida política.
c) unir a sociedade tendo em vista a
realização do bem comum.
d) reformar a religião por meio do
retorno à tradição helenística.
e) dissociar a relação política entre
os poderes temporal e espiritual.
8-Maiêutica socrática. A maiêutica, como dito, é o método dialético criado por Sócrates durante o século IV a.C, e que visa a elucidação do verdadeiro conhecimento sobre determinado assunto, a partir da reflexão sobre as respostas obtidas de perguntas aparentemente simples e ingênuas. Sobre a perspectiva entre a maiêutica e a verdade podemos afirmar:
Fonte:pngtree/Acesso 05 de Dezembro de 2018
a)Predestina como fato verídico b)Determina de forma lúdica
c)Pressupõe como verdade
d)Predestina o "se" como reflexão da ludicidade
e)Relaciona o método dialético com a lógica
GABARITO
1-C/2-A/3-D/4-C/5-C/6-D/7-C/8-C
muto bom
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